A liderança como uma habilidade para o sucesso

Liderança uma habilidade para o sucesso

Ouvimos a todo momento, alardes sobre o fim de várias profissões, a substituição de postos de trabalho e funções manuais por robôs e outras automações.

A inteligência artificial já identifica e decide muitas questões que antes só podiam ser feitas por seres humanos e tudo isso causa desconforto na mente de muitas pessoas.

Mas, se existe uma função, que não será substituída, essa será a da liderança. Não tenha dúvida nenhuma, não há como existir uma corporação, uma comunidade ou qualquer aglomerado de pessoas, sem que haja uma função de liderança envolvida.

O líder possui comportamentos que o difere do restante do grupo e isso pode ser resumido em uma frase de Peter Drucker “Gestão é fazer certo as coisas, Liderança é fazer as coisas certas “

Mas, sinceramente, hoje não precisamos mais de um líder de tribo e sim de alguém que cumpra as duas etapas da frase acima, portanto, para nós, podemos  definir a liderança, como uma habilidade do ser humano em conduzir um grupo a um propósito comum, dando as condições necessárias para que todos os integrantes ajam na direção dos resultados escolhidos.

Tipos de Liderança:

Os tipos de liderança estão mais ligados a questões didáticas, pois na realidade e na prática, os líderes não ficam definindo um tipo para agir naquele dia, apesar de que isso deveria ser o correto.

Por isso, identificar alguns tipos de liderança, pode ser uma grande ferramenta para seu sucesso profissional, principalmente se você tiver inteligência emocional para atuar certo na hora certa.

Liderança Servidora:

Está ligada ao líder empático, aquele que consegue identificar nos seus liderados, suas necessidades e suas habilidades. Normalmente agem com humildade e só se preocupam com o sucesso de sua equipe.

Liderança Liberal:

Neste tipo de liderança o que sobressai é a delegação. A equipe tem liberdade de atuação e o líder só aparece quando requisitado.

Liderança Democrática: O envolvimento e a opinião de todos é o mais importante para a tomada de decisões.

Liderança Autocrática:

Decisões tomadas de forma autônoma pelo líder, sem qualquer consulta à equipe. O líder é o centralizador.

Liderança Técnica:

Tem o conhecimento e por isso as decisões são respeitadas. Normalmente se tornam isolados e requeridos a todos os momentos.

Liderança Motivadora:

Atuação com apelo emocional, por isso mesmo, consegue na maioria das vezes, o engajamento de toda a equipe.

Liderança Coach:

Tem como principal foco a construção de uma equipe forte, com princípios e valores duradouros e concretos.

Liderança Carismática:

Inspira a equipe tornando-a fiel e influenciada, mesmo que o líder não tenha o conhecimento técnico necessário.

Como se tornar um bom líder:

Este é o dilema mais ativo no meio corporativo, a maioria das pessoas com cargo de liderança, se encontram muitas vezes em um labirinto, cheio de caminhos a seguir e decisões para serem tomadas, com vasto material teórico sobre o assunto, muitas vezes falta ao líder, apenas definir quais os passos a se tomar, para alcançar grandes resultados, afinal, para um líder não basta ter perfil e atitude, se isso não lhe trouxer resultados.

Por isso, a Plena Performance tem em seu corpo de profissionais, líderes de carreira, que durante muitos anos, desvendaram os caminhos que os levaram, juntamente com suas equipes, ao sucesso!

Apresentamos abaixo, o caminho básico, para se tornar um bom líder.

  1. Autoconhecimento: Não há outra forma de iniciar o seu trajeto rumo ao sucesso, sem antes se conhecer. O bom líder precisa estar em constante transformação, buscando a todo momento novas formas de interação com sua equipe, sem deixar de lado o atingimento de resultados. Dessa forma o mais importante nesse tópico é apresentar as principais formas de se autoconhecer.
    1. Assessment: A Plena Performance possui o mais completo sistema de avaliação do mercado brasileiro, com o serviço de Assessment o líder para a conhecer seu perfil comportamental através do método DISC, além de outras características identificadas na ciência do desenvolvimento humano. leia mais em nosso artigo sobre esse assunto: O que é assessment e para que serve.
    1. Avaliações Multidirecionais: São avaliações que trazem vasto material, na forma de feedback de pares, superiores e subordinados. O feedback é uma das maiores ferramentas de autoconhecimento.
    1. Processos de coaching: O primeiro passo em um processo de coaching é o autoconhecimento.
  2. Autorresponsabilidade ou senso de dono: Após conhecer-se é importante que você, candidato a bom líder, entenda que para alcançar resultados é necessário sentir-se dono deles, para isso é preciso estar ciente que nada virá por outras mãos, tão pouco será dos outros a culpa pelo erro ou a virtude pela conquista. O Bom líder é o protagonista das realizações, para isso, assuma o controle, chame para si a responsabilidade e dê segurança à sua equipe.
  3. Boa comunicação: Não há como ser um bom líder, sem se comunicar corretamente com a equipe. Assim, primeiro conheça profundamente seu time, pratique e receba feedback à todo momento e depois comunique de forma que cada membro entenda o objetivo da fala. Pratique a escuta ativa, olho no olho, com sinceridade e sem pré-julgamentos.
  4. Auto desenvolvimento ou vontade de aprender: A aquisição de conhecimento deve ser algo vivo no bom líder, pois hoje já não basta ter diploma e experiência, tem que estar antenado nas novidades, sejam elas tecnológicas ou de relações humanas. Por isso as escolas que mais crescem são as que apresentam um programa de educação continuada, ou seja, cursos curtos e constantes, mantendo seus alunos sempre na vanguarda do conhecimento. No mínimo, leia livros, faça cursos online e assista vídeos e filmes que lhe traga conhecimentos de vanguarda!
  5. Empatia: O bom líder tem em sua equipe, uma extensão de si mesmo, por isso, precisa se colocar a todo momento, verdadeiramente no lugar da outra pessoa, pensando como ela pensa e sentindo o que ela sente. Só assim vai conseguir ter um time voltado ao mesmo objetivo comum.
  6. Saber treinar: Um bom líder precisa formar novos líderes! Portanto, após conhecer a fundo a equipe, precisa tração um plano de formação individual, para cada membro, de forma a fomentar o crescimento de todos!
  7. Espírito inovador: Ter ideias novas, seja para sanar problemas, seja para manter-se no protagonismo das realizações de sua corporação. A criatividade é uma das habilidades necessárias para se destacar como líder nessa nova década. Portanto, puxe reuniões de melhoria contínua, tire as pessoas da zona de conforto, trazendo sempre questionamentos que levem as reuniões a terminarem com novas ideias ou ações de melhoria.
  8. Conhecimento técnico: Este passo irá trazer segurança ao líder, que terá muito mais condições de tomar decisões técnicas, quando for esse o caso.
Um bom líder
Um bom líder

Características de um bom líder

Fica fácil agora listar algumas características de um bom líder, basta para isso reler o ponto anterior e identificar o que é preciso para praticar as ações que te levarão ao topo da liderança!

De qualquer forma, trazemos a seguir de forma clara e simples, as características de um bom líder:

  1. Persistente: Não tem medo errar, se algo der errado, aprende com isso, corrige a forma de agir e tenta de outra maneira.
  2. Resiliente: Não se desespera quando algo está dando errado. Consegue criar força, para sair das mais diversas crises.
  3. Positivo: Sua postura positiva, faz com sua equipe esteja sempre engajada e com bom clima social.
  4. Emocionalmente Inteligente: O bom líder sabe se controlar e sabe liar com as pessoas ao seu redor, conseguindo tirar ótimo proveito de suas habilidades e das habilidades de seu time.
  5. Inovador: Buscar novos caminhos e novas soluções, faz parte do dia a dia do líder de sucesso.
  6. Humilde e honesto: Tudo o que o líder faz, tem que estar sincronizado com a visão da empresa e com seus valores, não há mais espaço para o líder que se acha o dono da verdade.
  7. Inspirador e colaborativo: Suas ações devem inspirar todos ao seu redor, por isso, seu propósito real é elevar à todos ao mais alto grau de performance e resultado.

Por que um bom líder é importante?

Como citamos lá na introdução, a liderança é uma habilidade inata do Ser Humano e está presente em qualquer núcleo social. Porém quando falamos do líder de sucesso, damos uma importância a mais, o fato de que este bom líder tem um propósito bem definido e que está ligado a uma transformação sistêmica do local onde atua, em um primeiro momento, mas que tem ciência que suas ações irão transformar o mundo!

Esse profissional irá transformar a empresa em que trabalha, o clube que frequenta, a religião que o guia, entre outros núcleos da sociedade, isso porque, seu maior triunfo é ver o crescimento dos outros e os resultados necessário ao bom andamento de seu negócio serem alcançados!

É nesse líder que focamos, quando criamos a Plena Performance Desenvolvimento Humano.

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá