Como impulsionar sua carreira na visão de um gestor

Vivemos um mundo, onde tudo parece ser volátil, as coisas mudam a todo o momento. Novas tecnologias surgem a todo minuto, o espírito do Vale do Silício, tomou conta do planeta.

O certo nos dias de hoje, é que nada está certo! A incerteza é o que rege. Se antigamente, para obter um emprego, bastava fazer um curso técnico, que na metade do curso já teria empresa te contratando, hoje já não é certo saber, sequer se aquele diploma vai servir para alguma coisa.

A complexidade tomou conta de tudo, o especialista, normalmente perdeu espaço para o generalista, com raras exceções extremamente técnicas, a maioria das empresas, dão valor para as pessoas flexíveis e multidisciplinares, cuidado que não estou falando de multitarefa e sim de multidisciplinar.

E o mais complicado de tudo, é que o que vocês vão ler aqui, pode até fazer sentido, mas não necessariamente será uma verdade única, enquanto isso, em outro site, pode haver um outro especialista de carreira, dizendo as verdades dele e pode ser que também tenha razão.

O fato é que descrevemos acima, o que o mundo do desenvolvimento humano hoje chama de “O Mundo VUCA” Um acróstico formado pelas palavras : Vulnerável , Incerto, Complexo e Ambíguo, que em inglês se escreve Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity.

Você que lê este texto na certeza que sairá daqui com a formula mágica do emprego perfeito, sinto muito lhe dizer, mas no mundo VUCA as fórmulas até existem, mas são iguais à abóbora da Cinderela, a meia noite tudo pode mudar.

Quem aqui já percebeu na pele isso tudo que falamos até agora? Quem acha que o mundo realmente está Volátil, Incerto, Complexo e ambíguo? Quem tem algum exemplo disso na prática?

Uma ideia sobre o que estamos vivendo:

O Mapa do Ensino superior do Brasil, listou as profissões que poderão ser necessárias no futuro e pasmem, nenhuma é das tradicionais funções existentes hoje. Vocês entendem o que estou falando? As profissões que podem ser as que irão garantir a empregabilidade de todos, ainda não existem hoje.

Querem ver algumas delas?

  1. Engenheiro agrícola urbano: Cada vez mais, surge a necessidade de trazer um ambiente urbano subsistente, onde a possibilidade de se ter, dentro das cidades, a produção agrícola para atender aos que buscam qualidade na alimentação, pode se tornar um grande diferencial profissional.
  2. Gestor de novos negócios em inteligência artificial: A inteligência artificial, veio para ficar e inclusive será a salvação nas automações de áreas administrativas, vendas e até domiciliar. O fato é que nada funciona sem a presença humana, e gerir esses processos será algo, que só poder a ser feito, por quem consiga somar conhecimento tecnológico e habilidades de gestão.
  3. Reconstrutor do ecossistema: Ser um profissional voltado à reconstrução de áreas devastadas, urbanas ou rurais, será com certeza, um grande diferencial em um futuro próximo.
  4. Especialista de impressão 3D de grande porte: Se já temos uma revolução, com o que se está conseguindo fazer nas pequenas impressões 3D, imagine as empresas, com grandes máquinas, produzindo a todo momento, produtos inteiros em uma única impressora 3D de grande porte. Estar nesse mercado, será estar preparado para operação, programação, vendas técnicas, etc.
  5. Minerador espacial: Parece algo de ficção científica, mas não é. A exploração espacial está aí e o que se pode minerar por lá, pode ser uma fonte de riquezas para quem enxergar essa possibilidade.
  6. Autor de jornadas de realidade aumentada: Quem não tem vontade de testar um equipamento de realidade virtual? Agora pense nas possibilidades de quem estiver apto para explorar as inesgotáveis opções da realidade virtual em ambientes físicos reais?
  7. Hacker genético: As explorações que trouxeram as novidades para as vacinas contra o Novo Coronavírus, é um exemplo claro do potencial que poderá ser trabalhado pelos exploradores genéticos.
  8. Controlador de trafego multidimensional. Também parece algo só existente em filmes e desenhos de ficção futuristas, mas já não é. Se hoje já há uma preocupação e até legislação sobre o tráfego de drones, imagine quando eles estiverem dividindo espaço aéreo com carros, motos e até propulsores individuais?

Ok, Plena Performance, então vocês escreveram esse texto, para assustar à todos? Não!! Na verdade, viemos te alertar para como as coisas estão acontecendo!!

Pensem, há 2 anos atrás não tínhamos a menor ideia de que os serviços on-line estariam como estão nesse momento, não há uma profissão hoje, que não tenha que estar ligada às mudanças e atualizações. Nossos computadores e celulares fazem atualizações, pelo menos uma vez por mês!!

Nós estamos, cada vez mais, dentro das empresas e hoje podemos dizer com toda certeza, nós brasileiros, achamos que tudo é fácil, que tudo se resolve no jeitinho ou no suor. Não dá para ser assim mais!

Comportamento e estudo formal.

Já falamos isso uma vez, mas vamos falar de novo, 80% das pessoas que são contratadas pelo seu currículo, serão demitidas por seus comportamentos!

Com isso, não estamos dizendo que seu currículo não serve para nada, mas estamos dizendo que seu currículo, hoje, não quer dizer que seu emprego está garantido!

Principais erros de quem está procurando emprego hoje em dia:

  1. Apesar das redes sociais serem um currículo vivo, você precisa saber montar um currículo campeão!
  2. Não ter estudo algum.
  3. Ter um diploma e achar que isto já basta.
  4. Ter um diploma e não aceitar uma função básica no início da carreira. Mesmo para os mais velhinhos.
  5. Apesar da importância de estar atento ao multidisciplinar, pular de galho em galho demonstrando não saber o que quer.
  6. Não ter na ponta da língua e nem no currículo os resultados obtidos em sua carreira profissional.
  7. Não se autoconhecer, de forma a saber explicar suas habilidades e competências.

Portanto, queremos dizer aqui para vocês, a sua carreira começa com sua postura, com sua vontade de mostrar que você quer ir mais longe.

Não é condenável, quem já mudou de profissão, mas é preciso tomar cuidado com a frequência em que isso ocorre, por exemplo, será que um restaurante de renome, contrataria um chef, formado em uma escola, também de renome, mas que há dois anos atrás era um mecânico de carro e há 4 anos atrás era técnico de radiologia, mas no inicio da carreira, se formou em técnico de enfermagem?

Todos nós temos o direito de errar nas escolhas, muito disso, das escolhas erradas no início dos estudos, vem dessa mania brasileira de estudar o que está na moda, sem nem saber se essa moda vai pegar ou se tem a ver com você!

A chave para potencializar sua carreira é o autoconhecimento. As pessoas que conhecem suas habilidades e competências, estão um passo acima dos demais. E isso é só o ponto de partida, pois depois deve vir os resultados e algumas coisas mais.

Entendam que hoje está difícil preencher vagas de auxiliar de produção e auxiliar de logística! As pessoas não estão preparadas para o mercado de trabalho. Hoje o candidato que possui segundo grau, disputa com um pós graduado, uma vaga de operador de máquina e se a empresa for uma empresa bem gerida, moderna, ela vai optar pelo candidato com formação, pois ele pode trazer muito resultado no tempo em que estiver na função! Portanto, a pessoa que ainda não tem muito estudo, precisa correr atrás, fazer cursos de softs skills, habilidades especiais que fazem a diferença em uma entrevista, mas que só faz sentido se você estiver adquirindo-as para a sua área profissional, se for algo que não faz sentido para a sua área profissional, só perdeu dinheiro.

Existem algumas habilidades genéricas, que podem fazer a diferença para qualquer área profissional e iremos apresentá-las agora.

O Fórum Mundial econômico, apresenta ano após ano, a lista das habilidades do profissional de sucesso para o mundo atual e futuro de curto prazo.

O relatório foi feito com base em mais de 250 empresas pelo mundo e que são responsáveis por mais 7 milhões de empregos. As empresas dizem que encontram várias lacunas no conjunto de habilidades de seus funcionários, mas como também não encontram essas habilidades nas pessoas que estão procurando emprego, fornecem capacitação aos seus próprios funcionários, mas sabe do que as empresas reclamam? Que esses funcionários incompletos, não se engajam e apenas 42% dos funcionários, realmente adquirem novas habilidades.

Isso acontece o tempo todo, o profissional é chamado para ser backup de seu líder e ele recusa, pois não vai ganhar dinheiro a mais por isso… Outro exemplo, a pessoa é convidada a fazer um curso que vai lhe trazer novas habilidades e que poderão ser a chave que abrirá as portas para novos desafios na empresa, mas o curso é a noite e a empresa não vai pagar hora extra, essa pessoa então, não aceita fazer o curso.

Vejam as habilidades para os profissionais até o ano de 2025:

1. Pensamento analítico e inovação

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

3. Resolução de problemas

4. Pensamento crítico

5. Criatividade

6. Liderança

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias

8. Programação

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

10. Raciocínio lógico

11. Inteligência emocional

12. Experiência do usuário

13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)

14. Análise e avaliação de sistemas

Propósito e recompensa:

Quer saber, por que têm pessoas que abraçam a causa e chegam ao sucesso? Elas se conhecem, elas têm um propósito de vida e sua profissão é um instrumento desse propósito e por isso ela dá valor a tudo o que faz, pois sabe que isso alimenta seu propósito de vida.

Você sabe seu propósito de vida, não? Então assista nossa live de 17/11 e se encontre, se autoconheça. Assista todas nossas lives gravadas, pois elas são uma jornada de autoconhecimento.

Adquira nosso relatório de Assessment e conheça todas as habilidades do seu perfil comportamental.

Não pare agora no meio do caminho. Entre para ganhar, aceite os desafios e dê o seu melhor. Se você agora está desempregado, leia o depoimento da Rafaela, em nosso site e veja que é possível mudar e ir muito mais longe.



''
Que tal se conhecer melhor?  Faça um teste de perfil comportamental hoje mesmo!
Saiba mais!
close-image
WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá