O que é Coaching o que significa e todos seus termos.

Apesar de toda a massificação do coaching, inclusive com discussão tramitando no Congresso Nacional, ainda é muito pequena a fatia da população que entende o que é coaching. E por isso nós decidimos trazer mais esse conteúdo, que tem o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre o processo de Coaching.

Mas afinal o que é Coaching?

Coaching é um processo de acompanhamento profissional, orientado à ação, focado em atingimento de resultados específicos. Para isso ocorrer, deve haver a promoção de um relacionamento de confiança entre o profissional treinador e o seu cliente, gerando uma sinergia transformadora.

Neste processo, tudo começa pela identificação do estado atual do cliente e em seguida se define o estado futuro, ou seja, o resultado que se deseja alcançar, tudo isso é amparado por um plano de ação desenvolvido em conjunto, com todos os detalhes necessários, para se caminhar no sentido positivo, ao encontro da meta estabelecida.

Na Plena Performance, vamos ainda mais adiante, pois somos profissionais do Coaching Integral Sistêmico, onde além das ferramentas tradicionais de coaching, somos aptos à atuar com ferramentas voltadas à Inteligência Emocional, trazendo equilíbrio em todas as áreas da vida do cliente, não se limitando apenas às metas específicas.

O que significa Coaching?

Coaching é uma expressão da língua inglesa, que traz a ideia de estar treinando, ou sendo conduzido por um treinador. O coaching sempre existiu nos esportes, pois como sabemos, dificilmente vemos um atleta ou um time, sem um treinador ou coach.

A aceitação desse processo de desenvolvimento dos esportistas para o desenvolvimento humano, vem desde os anos de 1970, após a publicação do livro O jogo interior de tênis, escrito pelo treinador de tênis Timothy Gallwey e apresentado ao meio empresarial pelo consultor John Withmore.

Portanto Coaching é um processo de ampliação de capacidades e de atingimentos de resultados, através do acompanhamento de um profissional capacitado. Dessa forma o resultado alcançado será sempre mérito do cliente, pois ninguém fez por ele, tal qual ocorre no esporte.

Principais termos do processo de coaching.

Muitos são os termos usados em um processo de coaching, e conhecê-los já é um grande passo para entender os vários textos sobre o assunto, que encontramos nas mídias sociais. Assim trazemos abaixo os principais termos e uma breve explicação.

  • Coaching: é o processo em si, ou seja, a atividade desenvolvida pelo profissional de coaching com a ação direta de seu cliente.
  • Coach: é o profissional apto a desenvolver o processo de coaching. É o técnico, que irá utilizar as ferramentas de forma a levar seu cliente do estado atual para o estado desejado. O plural de coach é coaches.
  • Coachee: é o cliente, o indivíduo a ser treinado, capacitado e empoderado, para através de si mesmo, sair de um estado atual de conforto e alcançar o estado futuro almejado. O plural de coachee é coachees.

Benefícios do coaching na sua vida:

O processo de Coaching tem o objetivo de trazer ação para o coachee, deixar de lado a procrastinação, as desculpas e vitimizações e levá-lo a atuar com muita energia no seu presente, para alcançar o futuro desejado, utilizando de suas próprias capacidades e aprendizados.

Esse processo, portanto, traz muitos benefícios para o coachee e abaixo listamos alguns deles:

  1. O coachee passa a ser uma pessoa mais produtiva: Isso corre pelo que acabamos de explicar, ou seja, ao deixar de lado suas preguiças, histórias e desculpas, o indivíduo passa a usar de maneira muito mais uti o seu tempo, se tornando muito mais produtivo.
  2. Aquisição de autoconfiança: Um dos mais graves problemas das pessoas que buscam o processo de coaching é a falta de autoconfiança, que é a base para uma vida plena. As ferramentas utilizadas no processo de coaching que irão ajudar o coachee a identificar o seu estado atual, trazem muito autoconhecimento e isso é a base para se estabelecer confiança. Quanto mais se conhece, mais fácil se torna ampliar suas crenças de identidade e capacidade, tornando-se um ente mais autoconfiante.
  3. Aptidão para traçar metas consistentes: O coach é um profissional especializado na elaboração de metas e plano de ação, por isso, o cliente consequentemente adquire essa aptidão e se torna uma pessoa com grade capacidade de vislumbrar uma vida abundante.
  4. Aprende mais e vence os bloqueios para aprender melhor. Conhecimento sem transformação, não serve para nada, todo conhecimento quando praticado gera transformação e no processo de coaching, o técnico leva o cliente a agir constantemente na busca pelos seus resultados e isso naturalmente amplia a necessidade de novos conhecimentos. Durante um processo de coaching, o cliente vai ler no mínimo 8 livros e assistir a uma infinidade de vídeos e filmes, fora os cursos que podem surgir durante a elaboração do plano de ação.
  5. Estabelece um novo padrão de vida: As transformações geradas no processo de  coaching, são sempre positivas e direcionadas ao atingimento de metas, por isso,  a cada novo passo, o coachee deixa de lado seus vícios e limitações, tornando-se sistematicamente em uma nova pessoa, com um novo padrão de vida.

Como funciona o processo de coaching?

O processo de coaching é constituído por 12 encontros semanais de 1,5 horas para os processos conduzidos por um coach e 10 sessões semanais de 2 horas, quando conduzido por um Master Coach.

O processo é divido em três ciclos:

  1. Autoconhecimento e identificação do estado inicial. Utiliza-se de ferramentas voltadas ao autoconhecimento. Traz muita claridade sobre zona de conforto, procrastinação e desculpas.
  2. Definição do estado futuro, com grades aprendizados na elaboração de metas e do plano de ação. Nessa etapa trabalha-se muito a inteligência emocional, eliminando crenças limitantes e fortalecendo as aptidões e qualidades, aumentado a crença de capacidade.
  3. Ação. Ciclo voltado à execução das metas estabelecidas no plano de ação, trabalha-se para ampliar a crença de capacidade e merecimento, tornando possível visualizar os objetivos definidos para uma vida abundante, em qualquer área.

Quem precisa de um coaching?

Segundo Bill Gates, em uma declaração dada ao TED em 2013, “todo mundo precisa de um coaching!”. Todos precisam receber de outra pessoa feedbacks para sua evolução!

Portanto, o coaching existe, para te levar de um estado atual para um estado futuro, seja ele qual for, e tem o papel de te dar feedbacks de como está seu desempenho no alcance desse objetivo futuro.

Não pensem que o coaching existe apenas para tirar pessoas do fundo do poço, existe também para elevar ainda mais os que já se encontram em condições favoráveis. O processo pode ser utilizado, para o alcance de uma meta muito específica, como abrir um negócio próprio, ou executar uma grande mudança na empresa em que gerencia. Pode também servir para melhorar sua qualidade de vida, seu equilíbrio emocional, etc.

Todo mundo precisa de um coaching!

Por que fazer coaching?

Todo mundo nasceu para o sucesso, portanto estar longe da abundância é uma disfunção. Fazer um processo de coaching é deixar alguém de fora te ajudar a identificar o que te prende no seu estado atual. Uma das grandes falhas do ser humano é não ser capaz de se enxergar da mesma forma que as pessoas o enxergam e isso é facilmente trabalhado no nosso processo de coaching.

Acredite, você merece muito mais do que tem hoje, basta acordar para o que te prende, te limita e deixar que um profissional te guie ao sucesso!

Todos nós podemos e devemos ter uma vida equilibrada e abundante!

Tipos de Coaching:

Como dissemos acima, o processo de coaching pode ser usado para várias finalidades e com o passar do tempo, os métodos foram sendo aperfeiçoados de forma a atender com muito mais precisão alguns temas específicos.

A Plena Performance, possui profissionais gabaritados para atuar nos seguintes segmentos de Coaching:

Life Coaching ou Coaching de Vida:

Coaching de Vida
Vida Plena

O Coaching de Vida é indicado, de maneira especial, a todos aqueles que sentem que suas vidas não estão plenas. Para quem tem uma carreira dos sonhos, mas uma vida pessoal em pedaços.

Para quem está com problemas de saúde, relacionamentos, para quem não está encontrando o sentido da sua existência, o seu propósito.

Uma das principais forças do Coaching de Vida, sob a ótica do Coaching Integral Sistêmico, é a busca pelo equilíbrio dos 11 pilares que compõe nossas vidas, sendo eles: emocional, espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, saúde, servir, intelectual, financeiro e profissional.

Executive Coaching ou Coaching para Executivos:

Coaching Executivo
Coaching Executivo

Este processo de Coaching Executivo serve para entender o universo de cada indivíduo e ajudá-lo a potencializar seus resultados, tanto organizacionais quanto pessoais, já que tudo está inserido dentro de um mesmo sistema chamado vida. É indicado para líderes e gerentes de alto escalação, além de diretores e empresários.

Coaching de Carreira:

Coaching de carreira
Coaching de carreira

O Coaching de Carreira é recomendado para todos os profissionais que estão atuando no mercado de trabalho. Desde jovens que acabaram de iniciar a vida profissional e não sabem muito bem os rumos que querem tomar, até profissionais experientes, mas que estão planejando mudar de carreira.

Também envolve aqueles que estão muito bem em seus empregos atuais, e que justamente por isso, não querem desperdiçar tal oportunidade.

Coaching Financeiro:

Coaching financeiro
Coaching financeiro

O Coaching Financeiro atua principalmente com foco na mudança de atitude e comportamento do coachee, além da educação financeira propriamente dita.

Por isso é um processo tão transformador e sustentável, deixando a pessoa apta a estabelecer (e conquistar) novos objetivos financeiros ao longo da vida, sem necessitar de nova orientação profissional.

Gostamos de deixar bem claro que o Coaching Financeiro, vai atuar na mudança da mentalidade do cliente com relação ao dinheiro, portanto não e uma consultoria financeira.

Coaching de Empoderamento Feminino:

Coaching empoderamento feminino
Coaching empoderamento feminino

O Coaching para Empoderamento de Mulheres é indicado para todas aquelas que estão tentando fazer as escolhas certas para as suas vidas, tanto em relação à profissão, quando à vida pessoal, englobando aspectos como a pressão social por casamento e maternidade. Também é indicado para as mulheres que desejam aumentar sua autoestima e sua autoconfiança, que querem descobrir e potencializar seus pontos fortes, e que também querem conhecer e trabalhar suas limitações.

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


ESPERE UM POUCO

Antes de sair, fale conosco para que possamos te ajudar!
WhatsApp
close-link

Oferta Especial!

Que tal um processo de Life Coaching On-line com desconto de 70%?
Oferta por tempo limitado
É isso mesmo! 70% de desconto no nosso Life Coaching! Para contribuir com a saúde de todos, as sessões serão feitas remotamente, via internet. 
close-link
WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá