11 dicas para ser mais produtivo no trabalho

PRODUTIVIDADE: Seja produtivo com essas 11 dicas

O dia precisa de 30 horas! Você também pensa assim? Pois é, a grande maioria das pessoas em idade produtiva e que produzem, pensam assim. A ideia de muitos executivos de empresas de vários tamanhos, é que é impossível cumprir uma jornada produtiva de trabalho em menos de 10 horas por dia e o pior, ameaçam, mesmo que em tom de brincadeira, os membros de sua equipe, que tentam sair do trabalho após, “apenas”, 10 horas de trabalho.

Mas o problema supera o fato de ter de estender a jornada de trabalho para 14 horas por dia, pois ainda há a necessidade de cumprir com a imagem de antenado com as ondas saudáveis da academia e do auto desenvolvimento, sendo que para isso, cumpre uma escala de exercícios físicos noturnos e as 5h da manhã está acordado para seguir a live de seu guru preferido.

A Plena Performance é totalmente a favor das atividades físicas e as de autodesenvolvimento, mas para isso, acreditamos que tenha que haver equilíbrio e transformação plena, não apenas uma conduta mecânica de aparência.

Para isso, precisamos falar sobre produtividade, algo que parece ser um assunto tão batido, de décadas passadas, mas que não é. As pessoas estão ficando doentes, síndromes como a “Burn Out”, ansiedades e/ou depressão, estão totalmente ligadas a esse tema.

Por isso trouxemos essas 11 dicas, que com certeza, farão você produzir muito mais, superando até as expectativas de seus superiores, sem que para isso, você tenha que trocar sua casa, sua família e sua vida, pela mesa de trabalho.

01 – Mapeie o seu dia

A sensação de termos que estender para 30 horas nosso dia, vem exatamente em consequência de se ignorar essa primeira dica! Quantas vezes ao final do dia, ao se questionar sobre o que foi feito, você não consegue sequer responder se fez tudo o que precisava?

Mapear o seu dia, é poder, identificar de forma clara e objetiva, que tipo de atividades você executou, quanto tempo você perdeu com atividades desnecessárias ou que poderiam ser delegadas e quantas urgências você executou.

Os nossos clientes de coaching utilizam ferramentas extraordinárias do Coaching Integral Sistêmico, que trazem esse mapeamento completo de uma semana de trabalho.

02 – Elimine as distrações

Amigo, você chega no seu ambiente de trabalho para quê? Nós entendemos que alguns perfis comportamentais, como o “Influente”, sente a necessidade de trocar momentos de trabalho por um bom bate-papo no café, mas sinceramente, de que adianta “matar” essa hora, se depois, lá pelas 17h, surge a sensação desesperada de fazer o que não foi feito?

Vá para seu trabalho para trabalhar! Com bom humor, com boa disposição, mas foque no que precisa ser feito!

Redes sociais, podcast de notícias e muitos outros “sininhos”, que surgem na tela de seu computador ou no Smartphone, também não irão contribuir para uma vida produtiva.

03 – Trate as urgências de uma vez por todas

Você sabe o que é uma urgência? Urgência é aquele assunto importante, que você não deu o devido valor na hora que devera ter dado. Com exceção de alguns motivos de ordem da natureza, a procrastinação é a grande causa das urgências, mesmo que ela surja por outra pessoa, seu chefe por exemplo, se virou urgente, é porque não foi feito na hora certa!

Portanto, agora que se tornou urgente, cumpra logo com o que tenha que ser feito e tire isso da sua frente, depois, organize-se para torná-la uma ação programada e executável na hora certa e com mais tranquilidade.

04 – Aprenda a delegar

Você já parou para ver a quantidade de atividades que você faz e que poderia não fazer? Pois é, isso é outro grande “ladrão” de tempo e contribui substancialmente para a sensação de que nada de útil foi feito no dia.

Atenção que delegar não é apenas largar uma atividade para outra pessoa fazer, é sim, uma ação gerida com cuidado, mas que é usada até como forma de empoderamento de sua equipe.

05 – Automatize tudo o que puder

Caro leitor, se tem algo que existe para nos ajudar é a automatização de atividades e controles! Faça a seguinte pergunta: O que estou fazendo é operacional? Poderia ser feito por um programa, um SQL ou um aplicativo? Se sim, automatize e pronto!

06 – Organize seu dia de trabalho

Organizar seu dia, é primeiramente, fazer tudo o que está escrito nos itens anteriores e depois, definir hora a hora, as suas atividades úteis. Você vai ver que isso, vai mudar drasticamente seus resultados!

Para se organizar, você precisa literalmente, de um tipo de agenda, seja agenda do e-mail, do celular, papel ou prancheta, o importante é que seu dia seja invadido de atividades necessárias e uteis, para que o seu resultado contribua para o cumprimento da visão de sua organização.

07 – Aprenda a dizer não

Muitas vezes você presenciou essa dica e com certeza pensou “fácil dizer, difícil fazer”. O que muitas vezes faz a tese do dizer não falhar, é o fato de que, para dizer não, você precisa de resultado e isso, se você cumpriu as dicas anteriores, agora você tem, então, já é possível ter moral, para argumentar e sugerir um prazo maior ou uma outra pessoa para fazer.

Esse item é muito importante, pois com a escassez de profissionais produtivos, muitos gestores acabam sobrecarregando o produtivo, que se torna seu braço direito e trabalha muito mais que os outros, algumas vezes, muito mesmo!

08 – Divulgue sua agenda diária

Uma atividade dificilmente realizada é a de divulgar sua agenda para as pessoas do trabalho e isso faz com que receba a todo momento novas demandas de reuniões ou ligações que afetam seu desempenho no trabalho.

Por isso, mude mais essa atitude e faça a diferença! Nesse momento todos já te vêm de forma diferente, portanto, deixar sua agenda aberta no Outlook, ou simplesmente compartilhar via e-mail, para todos os seus pares e superiores, pedindo para que seja consultada antes de um convite ou uma ligação, vai te deixar ainda mais produtivo.

09 – Atualize-se sempre

Aqui começamos a tratar do equilíbrio de sua vida! Acredite, até mesmo a produtividade, pode te levar à zona de conforto, isso porque seu cérebro vai tentar transformar sua atividade produtiva em algo rotineiro e podendo te “fechar” para novas atividades ou oportunidades de melhoria.

Por isso, agora que o resultado não é problema para você, passe a organizar sua vida externa ao trabalho e estenda sua agenda funcional, para uma agenda de vida e inclua uma boa quantidade de tempo para uma leitura, um vídeo ou até mesmo um curso, que te traga novos conhecimentos, que por sua vez, o fará mudar sua agenda de trabalho de temos em tempos, experienciando novas tarefas.

10 – Cuide de sua vida extra trabalho

Acredite, sair as 18h não fará você entrar no grupo de risco dos futuros desempregados, pois esse grupo é destinado apenas aos que não dão resultado.

Portanto, quebre esse paradigma, e comece a organizar suas atividades extra profissionais, traga equilíbrio para sua vida, lembre-se que ela pode ser dividida em vários pilares, entre eles estão, familiares, cônjuge, filhos, saúde e por que não o social e o beneficente?

A maioria dos profissionais sobrecarregados, têm suas vidas desequilibradas e isso traz ainda mais improdutividade e com isso mais carga de trabalho.

11 – Seja um multiplicador

Pode ter certeza de que os seus resultados irão gerar um grande alvoroço em seu ambiente profissional e isso poderá lhe trazer a oportunidade de ser um multiplicador de boas ações, lhe dando ainda mais prestígio.

Mesmo que esse alvoroço, traga também alguns sentimentos negativos, como a inveja, não se preocupe, pois sabemos que o antídoto para ela é a gratidão e o elogio e isso você vai conseguir ao levar equilíbrio e os resultados, para todos!

A Plena Performance é uma empresa voltada para o desenvolvimento de pessoas, e tem em seu quadro de Coaches, profissionais com vasta experiência em ambientes corporativos e que estão à sua disposição, para lhe ajudar a conquistar resultados e qualidade de vida, pois o Coaching muda vidas!! Não perca mais tempo, entre em contato e agende uma sessão experimental gratuita!

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá