COMO FAZER UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICAZ?

O que você faz pelas pessoas do seu time, vai refletir no que seu time faz em prol do seu resultado.

Eu demorei mais de uma década para perceber isso que acabei de falar, mas lhe garanto que a experiência que adquiri com o que há de melhor no mundo da gestão de pessoas e dos processos de Coaching, pode fazer seus resultados de líder alcançar patamares inimagináveis. Assista a esse vídeo até o fim e se prepare para uma nova visão de liderança.

Qual é a principal falha da grande maioria dos líderes? Esquecer que os resultados que ele tanto busca, depende do seu time. Parece ridículo, mas é verdade. Muitos líderes que pesquisei, colocavam as atividades voltadas ao seu time, na quarta ou até na quinta posição do seu ranking de prioridades.

Mas eu posso afirmar com toda a certeza, enquanto as pessoas não estiverem em primeiro lugar no seu ranking de prioridades, você estará andando em círculos e não chegará em nenhum lugar.

Então como gerir as pessoas do meu time? Bom, para gerir pessoas são duas as estratégias, a primeira diz respeito às competências que você precisa desenvolver em você mesmo e a segunda é a aplicação dos passos do ciclo virtuoso da gestão das pessoas.

Competências: acredito que durante os meus 30 anos de vida profissional, construí algumas competências que hoje me fortalecem e que vejo serem muito importantes para a gestão de pessoas, são elas:

1. Humildade

2. Inteligência emocional

3. Inteligência positiva

4. Boa comunicação

5. Boa habilidade em resolução de problemas

6. Empatia

7. Pensamento lógico

8. Planejamento

9. Consistência nos atos

10. Visão voltada à resultados.

Mas como saber o nível de minhas competências? Como adquirir ou fortalecer as competências que me faltam? Existem várias ferramentas de auxílio ao autoconhecimento, você pode recorrer a um Coach ou a um analista de perfil comportamental ou até mesmo fazer uma avaliação 360o sobre habilidades gerenciais e depois de adquirir os resultados partir para as ações necessárias para melhorar. Mas meu vídeo hoje está voltado ao que fazer para gerir suas pessoas e portanto, vamos ao ciclo que utilizo para gerir meu time.

Seu papel como líder, nada mais é do que gerir o desenvolvimento do seu time, fazendo isso de forma que eles cresçam e aproximem cada vez maus, seus atos dos resultados que a empresa precisa. Quando descobri isso, ficou mais fácil ter um time engajado e eficiente.

Primeiro passo: tenha claro para você e para seu time a Visão do seu negócio  e os KPIs que acompanham essa parte do planejamento estratégico da empresa.

Segundo Passo: estabeleça um ciclo de comunicação individual com os membros dos seu time, de forma a apresentar a visão e os KPIs do negócio e ligar isso às atividades profissionais para cada indivíduo, isso pode se dar em uma avaliação periódica de desempenho, sessões de feedbacks ou de planejamento estratégico local. Isso gera senso de pertencimento.

Terceiro passo: crie junto com essa pessoa, os indicadores individuais relacionados às atividades do passo 2, para que quando atingidos , automaticamente impacte algum dos KPIs do negócio. Isso gera senso de responsabilidade.

Quarto passo: identifique junto ao seu liderado, quais as competências serão necessárias para que ele consiga executar as atividades do passo 2 e atinja os resultados dos indicadores individuais do passo 3. Isso gera senso de capacidade.

Último passo: estabeleça um PDI para auxiliar seu membro da equipe a fortalecer ou adquirir as competências necessárias, levantadas no passo quatro. Isso pode trazer ações voltadas a um acompanhamento mais próximo seu dele, o que será ótimo para ambos.

Defina prazos para acompanhar o PDI e os indicadores individuais.

Tenha certeza que muita coisa vai mudar no seu resultado e no seu time. Ah! e lembra das competências do líder que falei no começo? Que tal você conversar com seu gestor e construir um PDI para você também? Assista ao vídeo do link abaixo e conheça mais sobre o Mapeamento de perfil comportamental, ele vai te dar o caminho para desenvolver suas competências de liderança.



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