Descubra como o Coaching pode ajudar sua vida financeira

Como o Coaching financeiro pode ajudar sua vida

Ter uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera não é tarefa fácil e vem tirando o sono de muita gente.

Pesquisas indicam que 45% dos brasileiros consideram o controle financeiro um desafio e 31% se sentem inseguros quando o assunto é lidar com o dinheiro.

Além disso, apenas 16% pagam as contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência, ou seja, a maioria da população não consegue dar conta do primeiro passo para um bom desempenho financeiro.

Para ajudar qualquer pessoa a se livrar dessas estatísticas, a assumir o comando das suas finanças e a atingir seus objetivos com elas, é que existe o coaching financeiro.

Ter uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera não é tarefa fácil e vem tirando o sono de muita gente
Ter uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera não é tarefa fácil e vem tirando o sono de muita gente

O que é coaching financeiro?

O coaching financeiro é um processo de colaboração e aprendizagem, no qual o coach (profissional) ajuda o coachee (cliente) a alcançar primeiramente o equilíbrio e, por fim, a liberdade financeira.

Isso é possível porque, nos encontros presenciais ou remotos que acontecem ao longo do processo, o profissional identifica os padrões de despesa do cliente, assim como seu relacionamento emocional com o dinheiro e os hábitos que prejudicam seu desempenho financeiro.

Juntos, traçam um plano de ação com as melhorias desejadas, os objetivos que dependem de quantias financeiras para serem realizados (como viagens, compra de imóvel, carro, etc.,) e desenham os passos que precisam ser dados pelo coachee para que atinja o que quer.

O mais interessante é que, por se tratar de um processo de aprendizagem, mesmo depois de atingir os objetivos a que se propôs, as lições são atemporais e  o coachee é capaz de tomar novas decisões e estabelecer novos objetivos, sempre levando em conta o aprendizado que teve durante o processo de coaching financeiro.

Qual é o papel do coach financeiro?

O papel do coach financeiro é, justamente, ajudar o coachee a construir o caminho para o equilíbrio e a liberdade financeira, de modo atemporal, com um método voltado à aprendizagem, e não apenas à resolução de problemas pontuais.

Para isso, o profissional analisa a vida financeira do coachee, identificando seus padrões de gastos diários, semanais e mensais, para descobrir onde estão os maiores “gatilhos” que podem fazer com que a pessoa desperdice dinheiro sem, ao menos, perceber.

Além disso, também são identificados os hábitos disfuncionais e as crenças limitantes construídas ao longo da vida, bem como a relação emocional que o cliente tem com o dinheiro.

Essa parte do processo é fundamental, pois é comum que pessoas que não têm uma vida financeira estável saibam, de modo geral, o que precisam fazer – assim como quem quer perder peso também sabe o que precisa ser feito – o que falta, em ambos os casos, é a mudança de atitude e comportamento, já que apenas o conhecimento é insuficiente para o sucesso.

Terminadas essas fases de identificação de hábitos e padrões comportamentais, coach e coachee estabelecem, em conjunto, quais são os principais objetivos em curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, quitar as dívidas, construir uma reserva, viajar, comprar uma casa ou um carro, casar, e muitos outros desejos que, sem um planejamento financeiro adequado, podem acabar se tornando apenas sonhos distantes.

Identificados os objetivos, os dois montam um plano de ação cuja responsabilidade de realização é exclusivamente do coachee.

O andamento do plano é analisado a cada sessão, na qual também são discutidos os obstáculos encontrados e a estratégia pode ser reavaliada, bem como podem ser incluídas novas ações para direcionar o coachee em busca tanto do seu equilíbrio financeiro quanto dos seus sonhos.

Importante frisar que o aprendizado adquirido é atemporal, então mesmo depois de atingir esses objetivos, o coachee vai ter o conhecimento e o comportamento necessários para assumir as rédeas da sua vida financeira.

Para quem é indicado ter o acompanhamento de um coach financeiro?

Colocar as finanças em dia não é tarefa fácil. Então, o coaching financeiro é indicado para todos aqueles que estão endividados, não conseguem economizar ou têm maus hábitos de consumo.

É indicado também para aqueles que até montam um orçamento, mas não conseguem cumpri-lo. Àqueles que ganham dinheiro suficiente, mas são incapazes de criar uma reserva.

Além daqueles que estão tão perdidos em meio a cartões de créditos e empréstimos que não sabem nem por onde começar a pagar.

Ou seja, para todos aqueles que não sabem como sair do ciclo financeiro negativo de suas vidas e se sabotam na relação com o dinheiro, o Coaching Financeiro é a experiência da qual precisam para atingir o sucesso financeiro.

Qual é a diferença entre o coaching e a consultoria financeira?

A principal diferença entre coaching e consultoria financeira é que o coaching é voltado para a aprendizagem e mudança de comportamento do coachee, enquanto a consultoria envolve a resolução de problemas pontuais, além da análise e indicação das melhores opções de investimento.

Em outras palavras, podemos dizer que a consultoria é mais indicada para clientes que já têm boas economias, sabem comandar sua vida financeira e estão apenas buscando expandir seus rendimentos com o dinheiro que já têm.

O coaching financeiro, por sua vez, é indicado para aqueles que ainda não construíram uma relação saudável com o dinheiro e estão imersos em algum ponto de um ciclo financeiro negativo.

Funções do coach financeiro

Abaixo, listamos as principais funções de um coach financeiro:

  • Identificar padrões de consumo e problemas financeiros recorrentes;
  • Ajudar na resolução dos problemas levantados e na mudança de aspectos negativos do padrão de consumo;
  • Identificar e eliminar crenças limitantes e hábitos disfuncionais relacionados ao dinheiro, bem como estimular a adoção de hábitos saudáveis;
  • Estruturar objetivos relacionados às finanças de curto, médio e longo prazo;
  • Montar um plano de ação para o atingimento desses objetivos;
  • Acompanhar a evolução do plano de ação, reavaliando a estratégia, se necessário, e celebrando conquistas.

Onde o Coaching Financeiro Surgiu?

O coaching financeiro surgiu nos Estados Unidos, em meados da década de 90, acompanhando a expansão do coaching executivo.

Naquela época, muitos empresários e executivos passaram a buscar no processo de coaching orientações para aprimorar suas capacidades de administração financeira e negociação.

Mais tarde, o coaching financeiro se estendeu também para as finanças pessoais e atualmente, está em ascensão no mundo inteiro, especialmente em países com a economia instável, como o Brasil.

Quanto Custa o Serviço de Coaching Financeiro?

O valor investido em um processo de coaching financeiro varia de acordo com as necessidades do contratante.

Pode variar também de acordo com o formato escolhido pelo coachee: a Plena Performance trabalha com dois formatos diferentes de Coaching Financeiro: Individual ou em Grupo.

O Coaching Financeiro Individual é um processo que envolve apenas coach e coachee durante todas as sessões. Ao todo, serão realizadas 10 sessões de 2 horas cada.

Já o Coaching Financeiro em Grupo reúne um número limitado de pessoas que trabalham de maneira colaborativa ao longo do programa. Ao todo, serão realizadas 6 sessões de 3 horas ou 3 sessões de 6 horas.

Entre em contato conosco para dizer qual é o formato da sua preferência, ou converse com um de nossos consultores para identificar qual é o modelo ideal para você!

Fale conosco pelo WhatsApp

Em suma, podemos dizer que o principal objetivo do coaching financeiro é ajudar você a organizar suas finanças e realizar seus sonhos.

Portanto, se você está com dificuldade ou se está há anos buscando se estabilizar financeiramente, pare de tentar fazer tudo sozinho – essa á uma tarefa difícil – e procure ajuda de quem só quer ajudar você!

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá