Tudo o que você precisa saber sobre Coaching de Vida (ou Life Coaching)

Tudo o que você precisa saber sobre Coaching de Vida (ou Life Coaching)

O Coaching é um processo voltado à ação, que visa auxiliar o coachee ou cliente a identificar um estado atual e traçar um caminho até uma meta futura específica.

Neste caminho, o Coach irá utilizar muitas ferramentas da metodologia do Coaching Integral Sistêmico que, além de trabalhar o lado racional ou cognitivo do cérebro, atua principalmente no lado emocional, auxiliando na reprogramação de crenças e trazendo inteligência emocional.

Dentro desse processo, existem variados tipos de coaching, que visam ser mais assertivos no alcance do objetivo do coachee. Assim, entre todos os tipos existentes, temos o Coaching de Vida.

Coaching de vida visa auxiliar o coachee ou cliente a identificar um estado atual e traçar um caminho até uma meta futura específica

O que é Coaching de Vida?

O Coaching de Vida é o processo que visa trazer equilíbrio para a vida do coachee. É como se, durante o processo, fossem reconstruídos a fundação e os pilares que sustentam sua vida.

Ele é voltado a todos que sentem existir lacunas em suas vidas, mesmo estando bem no casamento ou no trabalho, percebem que algo em algum pilar da vida não se encontra em equilíbrio.

Assim, ao ajudar a restabelecer o equilíbrio entre os pilares da vida do coachee, o Life Coaching também o deixa apto a lançar novos desafios, transformando sonhos em metas e metas em realizações.

Qual é o objetivo do Coaching de Vida?

O principal objetivo do Life Coaching é trazer equilíbrio para a vida do coachee, para que ele possa ter uma base sólida sobre a qual construa estratégias para a realização de seus sonhos, sem abrir mão dos seus valores mais caros.

Ou seja, após o processo de coaching, ele saberá como perseguir os próximos objetivos, mas sem abrir mão da qualidade de nenhum pilar que compõe a sua vida.

Objetivo do Life Coaching é trazer equilíbrio para a vida

Qual é a diferença de Coaching de Vida e Coaching de Carreira?

Como vimos, o Coaching de Vida é mais abrangente e visa trazer equilíbrio para todos os pilares da vida do coachee.

Já o Coaching de Carreira, por sua vez, é um processo mais específico e voltado para aqueles que sentem que já têm uma vida equilibrada e querem agora trabalhar seu pilar profissional.

Normalmente, essa necessidade surge após um processo de Coaching de Vida, pois o coachee passa a ter uma nova visão das suas capacidades e merecimentos, passando a ver de forma diferente sua carreira profissional.

Porém, existe outra camada da população que também vê com bons olhos o Coaching de Carreira: os novos profissionais, pessoas recém-formadas ou que pelo menos alcançaram a idade ativa da vida e querem, desde o início, estar na profissão certa e na empresa que melhor encaixar em seu perfil.

Portanto, o Coaching de Carreira é uma orientação profissional baseada em métodos e técnicas cientificamente comprovadas para ajudar as pessoas a enxergar os melhores caminhos na vida profissional.

É um processo que traçará um caminho, que inicia com o autoconhecimento e que levará o coachee a definir:

  • Sua profissão e, assim, as capacitações necessárias para isso.
  • A transição de carreira e os ganhos e perdas disso.
  • As formas para se manterem e evoluírem em seus empregos atuais.
  • Subsídios para uma decisão importante.
  • Definir novas competências para o crescimento profissional.

A Plena Performance se diferencia de outras empresas de coaching, pois tem em seu quadro de associados profissionais com vasta experiência no mundo corporativo, seja na área de RH, empreendedorismo, gestão empresarial ou liderança.

É sua nova versão profissional a um passo de ser concretizada!

Agora que você já sabe a diferença entre um Coaching de Vida e um Coaching de Carreira, está pronto para entender o impacto que Life Coaching pode ter na sua vida!

Como um Coaching de Vida pode te ajudar?

O Coaching de Vida ajuda o coachee a enxergar que a vida é um sistema, e como tal, necessita de equilíbrio entre todos os processos (aos quais também nos referimos aqui como pilares).

Muitas vezes, o coachee está focado em traçar e alcançar alguns sonhos específicos, os quais ele acredita que lhe trarão satisfação, mas não consegue perceber que apesar de conquistar ganhos, também poderá ter perdas que, muitas vezes, fazem seu sonho não ser completo.

Essa incompletude costuma se dar justamente pela falta da visão sistêmica da vida, que é desenvolvida com o Life Coaching.

Como funciona o Coaching de Vida?

Esse processo de coaching é voltado para o desenvolvimento das realizações pessoais do cliente, com base em técnicas e métodos cientificamente comprovados.

As ferramentas utilizadas têm o objetivo de eliminar crenças limitantes, que prejudicam a vida do indivíduo, e reprogramá-las de forma a se tornarem propulsoras de uma transformação, que rapidamente é identificada pelas pessoas mais próximas do coachee.

O Coaching de Vida pode ser tanto individual quanto em grupo. Na versão individual, o processo vai envolver apenas coach e coachee durante todas as sessões.

Em grupo, reunirá um número limitado de pessoas que trabalharão de maneira colaborativa ao longo do programa. Ambas as versões são válidas, profundas e eficazes. Basta escolher o modelo ideal para você.

O Coaching de Vida é Eficaz?

Além de eficaz, traz resultados praticamente imediatos. É certo que em menos de quatro sessões, o cliente já passa a ser percebido como alguém diferente, seja na postura, na forma de agir com as pessoas, ou pelo menos na forma de se comunicar.

Mais certo ainda é que, após um processo de Coaching de Vida da Plena Performance, o cliente estará apto a alçar novos voos!

Terá a oportunidade de traçar metas muito mais desafiadoras do que as que alimentavam os sonhos anteriores. Isso porque, as ferramentas do Coaching Integral Sistêmico irão eliminar as crenças limitantes formadas em vários momentos da vida, e reprogramar com crenças positivas e fortalecedoras!

Equilíbrio de Vida com o Coaching de Vida

Para a Plena Performance, uma vida abundante e equilibrada é aquela que traz harmonia em 11 pilares da vida, sendo eles:

  1. emocional,
  2. espiritual,
  3. parentes,
  4. conjugal,
  5. filhos,
  6. social,
  7. saúde,
  8. servir,
  9. intelectual,
  10. financeiro
  11. e profissional.

São muito comuns os casos de clientes que procuram o coaching para auxiliá-los no desenvolvimento de um plano de ação para alcançar um objetivo específico.

Porém, já na primeira sessão é identificado um desequilíbrio muito grande na vida, de forma a perceber que não haverá evolução enquanto não se corrigir tais pontos.

É dessa forma que o Coaching de Vida se transformou no processo mais utilizado e que traz muito mais resultados imediatos.

Vantagens e Benefícios do Coaching de Vida

Com esse processo, o coachee não só conseguirá manter o equilíbrio entre o lar e o trabalho, mas também terá condições de crescer e contribuir, vendo o mundo ao seu redor com mais interesse e oportunidades.

Ele passará a cuidar mais de si, seja através do equilíbrio financeiro ou da ação na sua saúde; mas também irá se voltar mais aos outros, fortalecendo amizades e se sentindo mais próximo de Deus, independentemente de qual religião alimenta sua fé, ao praticar mais atividades voltadas ao espírito e à caridade.

O Coachee conseguirá:

  • Identificar mais oportunidades;
  • Ter mais consciências de suas capacidades;
  • Gerir melhor seu tempo;
  • Estabelecer prioridades;
  • Elevar seu autoconhecimento, autoestima e autoconfiança;
  • Definir com mais precisão os objetivos futuros.

Esses são apenas alguns exemplos de tudo o que pode ser conquistado ao assumir mais controle sobre todas as áreas da vida!

Vida abundante e equilibrada

Como você pode ser o que sempre quis

Um dos principais pontos do Coaching de Vida é o apoio na busca dos sonhos.

Aumente seu poder de realização com disciplina e persistência. Aliás, com essa combinação é difícil acreditar que algo seja realmente impossível. Talvez só esteja faltando o ponta pé inicial.

Como diria um dos líderes mais visionários da história, Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Então acredite! E vá à luta!

Uma nova vida terá início, independentemente da sua idade, sexo ou status social, pois são trabalhados aspectos como foco, gestão do tempo, aumento de produtividade, superação de medos, descoberta de novas possibilidades, entre outros.

É a vida entrando em uma nova e melhor versão!

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá