Veja quando (e se) vale a pena contratar um Coaching de Carreira

Coaching de Carreira: veja quando (e se) vale a pena contratar este serviço

“Como passamos nossos dias é, naturalmente, como passamos nossas vidas”, afirmou a escritora Annie Dillard em seu livro “The Writing Life”.

Pesquisas indicam que passamos um terço das nossas vidas trabalhando – dedicamos aproximadamente 90.000 horas ao trabalho.

Se passamos muitos dos nossos dias trabalhando, e isso ajuda a definir a vida que levamos, não podemos ignorar quando as coisas na carreira não estão tão bem.

Acontece que nem sempre é fácil identificar o que é que não vai bem, e menos fácil ainda é descobrir como resolver.

Então, é justamente para auxiliar nesse tipo de situação, que você pode contar com um coach de carreira!

O que é Coaching de Carreira?

O coaching de carreira é um processo que enriquece e facilita a tomada de decisão em relação a aspectos profissionais.

Nesse tipo de coaching, o coachee é conduzido de forma a esclarecer quais são os seus principais valores e os objetivos que têm para a sua carreira.

A partir disso, coach e coachee conseguem ter embasamento para montar, juntos, um plano de ação que conduza o cliente ao alcance dos seus sonhos profissionais.

Processo de Coaching de carreira

Como funciona o Coaching de Carreira?

O coaching de carreira é um processo colaborativo entre coach e coachee, que se encontram periodicamente (presencial ou remotamente) quantas vezes forem acordadas.

Começa com a identificação dos valores e objetivos do coachee, passando pelo levantamento de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Na sequência, são definidas ações que auxiliam na busca e realização dos objetivos do coachee, bem como no desenvolvimento das suas oportunidades de melhoria e no fortalecimento dos seus pontos fortes.

Leia nosso artigo Coaching de Carreira: o que é e como funciona  para saber mais caso tenha duvidas.

Vale a pena contratar um coach de carreira?

O coach de carreira é um profissional capacitado para auxiliar você a tomar decisões importantes sobre o seu futuro profissional, o que causa impacto na sua vida e na vida da sua família.

Quando você investe em um coach de carreira, está investindo no gerenciamento da sua carreira: está se tornando o protagonista dela, tomando as rédeas do seu futuro profissional. Não é a empresa ou as circunstâncias que definem o que você vai ser – é você mesmo.

Isso vale a pena pra você?

Quando procurar um Coach de Carreira?

O coach de carreira deve ser procurado sempre que haja insatisfação ou insegurança com a vida profissional.

Esse serviço pode ser útil em vários momentos: quando o profissional almeja uma promoção ou está se sentindo paralisado com o seu cargo atual. Quando existe a vontade de mudar de carreira, mas não sabe nem por onde começar ou qual nova área de atuação escolher. Quando o profissional se depara com gaps em competências específicas, como comunicação, delegação, negociação, gestão de conflitos, entre outras.

Enfim, quando o profissional está buscando uma forma de evolução, ele deve buscar um Coaching de Carreira.

Como extrair o melhor de um programa de Coaching de Carreira

Para que o programa de coaching de carreira tenha o impacto esperado, é necessário que o coachee entenda que ele é o único responsável pela realização de todos os objetivos a que se propôs. O coach atua praticamente como um facilitador, auxiliando o cliente a encontrar as próprias respostas.

Para que tudo isso flua de maneira produtiva, o coachee precisa estar aberto a novas ideias e visões, além de estar disposto a se desafiar, colocar a mão na massa e se comprometer com as ações que serão estabelecidas durante os encontros.

Quais os benefícios do Coaching de Carreira?

O coaching de carreira impacta profundamente a vida profissional do coachee. Abaixo, seguem os cinco principais benefícios obtidos com esse tipo de coaching:

  • Reconhecimento do seu valor como profissional;
  • Construção e fortalecimento da confiança na carreira e em si mesmo;
  • Identificação e realização de objetivos;
  • Melhoria da gestão do tempo e produtividade;
  • Equilíbrio com a vida pessoal.

O que observar ao contratar um Coach de Carreira

Ao contratar um coach de carreira, os principais aspectos que devem ser observados são a formação e a experiência.

A formação engloba tanto a parte acadêmica, como graduação e especializações, quanto – e principalmente – a formação específica para se tornar um coach. Procure profissionais que se formaram em instituições que são referências para o coaching e que exigem alto nível de dedicação e aprendizagem para a certificação.

Além disso, a experiência profissional que o coach tem é fundamental para a qualidade do atendimento. Ele precisa ter vivenciado situações semelhantes às que seus clientes estão passando, para poder fazer a condução mais assertiva e efetiva possível.

Lista de razões para contratar um Coaching de Carreira

Ainda está em dúvida se o Coaching de Carreira pode ser útil para você? Veja abaixo a lista das principais razões pelas quais esse serviço é fundamental:

  • Você está enfrentando uma espécie de mal-estar no trabalho: se você está com dificuldade para levantar da cama e ir trabalhar, se sente ansiedade, apatia, angústia… esses são claros sinais de que você precisa de um coach de carreira para identificar os principais motivos de estar se sentido assim e o que pode fazer para reverter essa situação, mesmo que isso signifique usar as suas habilidades atuais em outro contexto profissional.
  • Você quer mudar de área: você descobriu novas paixões, novas aptidões e quer partir para outra área profissional; ou você não sabe muito bem qual caminho seguir além desse em que você já está – só sabe que esse em que está não é mais o que quer. Em ambos os casos, o coach de carreira auxilia você a fazer essa transição de maneira segura.
  • Você tem necessidade e/ou vontade de fazer uma mudança na carreira: você recebeu uma promoção ou quer estar pronto para ela quando a oportunidade chegar. Você quer mudar de cargo na organização para a qual já trabalha, ou almeja trabalhar em outra empresa. O coach de carreira auxilia você a traçar os passos necessários para isso.
  • Você não está avançando: sua carreira está estagnada. Talvez seja um bom momento para olhar para si e questionar o porquê disso. Será que tem relação com seu desempenho ou padrões comportamentais? O coach te ajuda a descobrir – e a resolver – esse impasse.
  • Você quer gerenciar a própria carreira: conhecer seus pontos fortes e seus potenciais ajuda você a definir o que quer e o que não quer em termos profissionais. O coach de carreira auxilia nesse processo e fornece subsídios para que você possa fazer essa autoavaliação com frequência e franqueza.
  • Você quer se encontrar: se você está se sentindo perdido ou não consegue mais se enxergar no seu trabalho, o coach de carreira pode te ajudar a se redescobrir e a encontrar clareza e propósito no seu dia a dia.

O coaching de carreira é ideal para quem quer fazer o melhor com o pedaço da vida que é dedicado ao trabalho. Você tem habilidades que te tornam único, então descubra como fazer bom proveito delas… Conheça nosso programa e contribua para a sua evolução profissional!

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá