Falar de cansaço mental ou Síndrome de Burnout (casos agudos do cansaço mental) no ano de 2019, antes da pandemia e do isolamento, era algo muito comum. O ritmo frenético da vida, seja no lado profissional, seja no lado pessoal, levaram muitas pessoas a esse esgotamento emocional.

Com a reviravolta de 2020, causada pela pandemia do Corona vírus, nos trouxe durante algum tempo, a sensação de que o assunto já não fazia mais sentido ou que o cansaço mental agora estaria resolvido, já que muitos profissionais das áreas de gestão ou administrativas, passaram a trabalhar de casa.

Porém, não é isso o que estamos encontrando em nossos atendimentos de coaching e assessment. As pessoas estão esgotadas sim e chegamos a perceber que estão piores!

O que no começo da pandemia era motivo de piadas e vídeos de humor, agora, após mais de 4 meses trabalhando em meio às questões profissionais, filhos, cônjuges, interfones, cachorro, diarista, etc, somados à falta de uma definição de quando tudo isso vai acabar, já não tem graça nenhuma!

No caso do coaching profissional, ainda encontramos uma preocupação a mais, onde o gestor sente uma tremenda dificuldade para avaliar sua equipe e no outro lado, encontramos a mesma preocupação, ou seja, “como é que meu gestor irá avaliar a minha performance?”

Mas e agora, O que fazer?

Toda mudança, precisa primeiro de uma conscientização, não há como chegar em um ponto B sem saber onde está o ponto A. E no caso que estamos falando, é preciso entender algumas coisas importantes, que irão lhe ajudar a sair dessa situação.

Por isso, iremos listar abaixo alguns pontos de extrema importância, para definir seu estado atual e a partir daí, traçar um novo caminho, que irá lhe trazer condições melhores, mesmo na no home office.

Tomando consciência:

01 – Identificação do estado de cansaço mental:

É muito importante que você possa identificar se já se encontra no estado de cansaço mental ou pelo menos que saiba quais são os principais sintomas.

  • Variação no humor, com alto grau de irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração e memorização;
  • Falta de energia, tristeza constante, desânimo, angústia sem motivo;
  • Dores no corpo e fadiga física;
  • Problemas gástricos, principalmente, gastrite;
  • Dificuldades no sono, chegando à insônia;
  • Variação no apetite, mudando drasticamente o padrão normal;
  • Ansiedade, fobias, preocupações desnecessárias;
  • Diminuição da libido.

02 – Autoconhecimento:

Importante para os próximos passos, que você tenha noção de quem é você, muitas vezes o cansaço mental está associado ao fato de se gastar muita energia ao se adaptar a um perfil que não é o seu naturalmente, muitas vezes para atender demandas do trabalho.

Para, realmente se conhecer, nós sempre iremos sugerir o Assessment da Plena Performance, que irá lhe trazer um estudo completo do seu perfil comportamental. Mas, também é possível buscar alternativas que você possa fazer sozinho(a), tal como buscar feedback com as pessoas ao seu redor.

03 – Mapa da produtividade

No coaching executivo ou profissional, aplicamos uma ferramenta que mapeia a situação atual das suas atividades, isso é muito importante para que você possa identificar, se não está fazendo parte das pessoas que acreditam no mito do Profissional Multitarefa. Esse perfil de profissional, acredita que é eficiente ao tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que hoje é comprovadamente um erro. Basicamente, procure mapear suas atividades do dia e classifique-a em importantes, urgentes, delegáveis e inúteis. Também importante identificar se são operacionais, táticas ou estratégicas.

04 – Proposito:

Você já parou para pensar no seu propósito de vida? Sabe o que isso significa? Pois é, trabalhar ou ter uma vida em geral, sem um propósito, traz um peso enorme para seu emocional.

05 – Agenda programada:

Você organiza seu dia, sua semana? Nessa agenda tem atividades que cumpram com as variadas áreas da vida? Você consegue, de forma equilibrada, atender às várias demandas da sua vida? Sim ou não?

06 – Resultados:

Se você nos acompanha a mais tempo já sabe, você não é o que diz ser, nem o que gostaria de ser, você é os resultados que você entrega, para o trabalho, cônjuge, filhos, sociedade e, mais importante, para você mesmo. Portanto, como estão seus resultados?

07 – Vida sistêmica:

Como está o seu sistema chamado vida? Você já parou para analisar qual o grau de atendimento aos vários pilares que sustentam uma vida equilibrada?

O novo caminho

Queremos deixar claro, que não estamos aqui apenas trazendo teorias, estamos trazendo o resultado de nossas atividades de coaching e assessment durante a pandemia. A Plena Performance cresceu 5 vezes o tamanho de sua clientela no segmento B to B, no período de pandemia e nossos resultados estão sendo extremamente positivos, para as empresas e principalmente, para os profissionais!

Portanto, vamos lá! Abaixo apresentamos os 5 passos para que sua mente, que nunca descansa, possa receber uma demanda de atividades muito mais produtivas e com um gasto muito menor de energia.

01 – Decisão sobre o que fazer nas áreas que estão com problema:

Se você conseguiu mapear sua vida sistêmica e identificou pontos de desequilíbrio profundo, o que você decide fazer para melhorá-los? É preciso um olhar global, que leve em consideração a vida como um todo, onde o trabalho é apenas um pilar!

02 – Torne sua vida profissional mais produtiva:

  • Fez seu mapa da produtividade? Então agora aja!
  • Delegue o que é delegável;
  • Elimine as atividades inúteis, aqui estão as distrações e procrastinações;
  • Se programe para que as urgências sumam; Urgência é a atividade importante que não foi feita no momento certo!
  • Foque no que é importante! Normalmente, nossos clientes ganham até 60% de tempo após aplicarem esse método.

03 – Agenda extraordinária:

Crie sua agenda semanal, onde seja possível incorporara ações para todos os pilares da vida, isso de segunda a sexta, atividades profissionais, cuidados com a saúde, atenção ao cônjuge, filhos e parentes próximos, gestão das finanças, momentos de instrução, cuidar do espirito, praticar atividades de equilíbrio emocional, atividade de beneficência e contato com amigos. Parece que está agregando mais atividades, não é, mas pode ter certeza, seu cérebro irá lhe agradecer!

Achou interessante, mas acredita que não vai conseguir agir sozinho? Para isso estamos aqui! Não perca a oportunidade de mudar sua vida, ser mais produtivo e ter a mente sã! Entre em contato conosco e agende uma sessão experimental de coaching.



WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá