O que é Assessment e para que serve?

Você sabe o que é assessment e para que serve?

Um dos temas mais importantes no desenvolvimento humano, é o autoconhecimento, sem dúvida nenhuma, precisamos de um ponto de partida para podermos alcançar novos objetivos, e esse ponto de partida é nosso estado atual em crenças, pensamentos, sentimentos, posturas, resultados, características que nos moldam e nos guia na forma de agir e pensar.

Mas o problema está exatamente nisso, a maioria das pessoas não tem condição de se autoconhecer ou pior, não se interessam por isso. Dessa forma encontramos nas corporações líderes desastrosos, funcionários descontentes por não se “encaixarem” na equipe ou na função, jovens que não conseguem engrenar em uma carreira.

A mesma situação pode estar acontecendo nos núcleos familiares com jovens que se quer sabem o que gostaria de estudar, pais que não entendem os filhos, cônjuges que não conseguem se comunicar harmonicamente.

Tudo isso acontece, pois cada um de nós, nascemos com um tipo de perfil comportamental e isso, se bem estudado e entendido, pode ser a chave para o início de uma nova vida!

O Assessment é um conjunto de avaliações, realizadas com base científica comprovada, que lhe entrega de forma clara e objetiva, suas características mais íntimas, suas forças e fraquezas, habilidades naturais e limitações.

Portanto o Assessment serve para te apresentar a você mesmo, é seu ponto de partida para uma vida mais equilibrada e assertiva!

É sem dúvida nenhuma, o melhor instrumento de autoconhecimento existente nos dias de hoje.

Significado de Assessment

Como dissemos acima, assessment é um termo inglês que nos remete à avaliação e é bem isso que esse processo faz, aplicar avaliações que lhe trarão como resposta, seu perfil comportamental, seu tipo psicológico, suas habilidades, etc.

Como é o processo de assessment

O Assessment pode ser um processo simples, onde se responde a um questionário e recebe o resultado em forma de relatório. Neste caso, esses relatórios trazem diversas páginas com conteúdo de extrema importância e vai depender do avaliado ter condições de entender as etapas do relatório e tomar as decisões que melhor lhe cabem.

Porém o processo mais assertivo e eficaz é o que além do relatório, acompanha uma sessão de devolutiva, que é realizada por profissional capacitado, denominado Analista de perfil Comportamental.

Esse profissional, irá em um processo mínimo e duas horas, lhe trazer as explicações sobre cada etapa do relatório, desvendando informações sobre você que irão lhe explicar o porquê de tantas dificuldades e decepções no decorrer da vida, mas o mais importante é que irá lhe apresentar seus pontos fortes, suas melhores habilidades, suas características naturais que farão “cair fichas” ao monte.

O processo encerra-se com a elaboração de um plano de ação, onde com todo o autoconhecimento adquirido, ficará muito mais fácil chegar onde você quer. É possível também, estender o processo para mias 3 sessões de acompanhamento, onde o analista irá acompanhar e direcionar o cliente para o encerramento do plano de ação e assim alcançar o objetivo traçado.

Qual o Propósito do Processo de Assessment?

O principal propósito do Assessment é apresentar você a si mesmo, dar as condições para que suas características sejam desvendadas, independente de feedback de terceiros.

Porém, esse processo é também utilizado para mapear o perfil das pessoas de um determinado ambiente, por exemplo, dar á um gestor o mapa do perfil comportamental de todos o integrantes da suas equipe, com informações de como se comunicar com cada um, quais habilidades são mais determinantes em cada perfil e principalmente, como atuar no desenvolvimento de cada um.

É um verdadeiro DNA da organização!

Porque e quando devo usar o assessment

Usar o Assessment é abrir as portas para o sucesso! As principais habilidades de um gestor, de um professor, de um consultor, de um vendedor, dentre tantos outros, depende prioritariamente do autoconhecimento para serem desenvolvidas e alcançarem a alta performance.

Não há ferramenta mais completa para isso, senão o Assessment.

É recomendado o Assessment a todos que queiram passar por um processo de transformação íntima, seja para melhor se relacionar na família ou na coletividade, seja para encontrar a carreira certa ou para crescer profissionalmente.

Também recomendamos o Assessment para os líderes que querem se conhecer melhor além de conhecer sua equipe. Para as empresas que querem melhor resultado, usando o que cada elemento tem de melhor.

O interessante é que o Assessment pode ser usado até para quem ainda nem se despertou para o poder do autoconhecimento, pois ao receber o relatório e a devolutiva, com certeza irá acordar para suas potencialidades e tudo irá mudar!

Benefícios e vantagens do assessment

Falar de Assessment é falar de autoconhecimento e é muito difícil quem não tenha consciência da importância de se conhecer com profundidade.

De qualquer forma, listamos abaixo algumas vantagens e benefícios do Assessment:

  • Estar preparado para agir em certas situações da nossa vida;
  • Conhecer os gatilhos que impactam nossos sentimentos e emoções;
  • Desvendar nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
  • Aumentar consideravelmente a autoestima;
  • Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
  • Conhecer e entender melhor os outros;
  • Valorizar as próprias competências e habilidades;
  • Desenvolver o amor por si mesmo;
  • Desvendar as características de outras pessoas;
  • Aplicar o DNA Organizacional e conhecer os membros da sua equipe;
  • Tirar o máximo de cada membro de sua equipe de forma que cada um esteja satisfeito com isso;
  • Ter uma equipe de alta performance;
  • Atingir resultados extraordinários no seu negócio ou na empresa em que trabalha.

Tipos de assessment

O que difere em um processo de Assessment é o tipo de avaliações que são aplicadas, ou seja, que áreas do autoconhecimento serão analisadas e entregues. Podem existir avaliações voltadas à Inteligência Emocional, às habilidades de gestão ou de vendas, como também apresentar resultados voltados aos perfis comportamentais e psicológicos.

Outra situação que difere entre processos é se terá a devolutiva presencial com um analista profissional, ou apenas a entrega de um relatório

Ferramentas de assessment

Hoje em dia são vários os relatórios de Assessment, e isso se torna bastante perigoso.

No caso da Plena Performance, utilizamos o sistema CIS Assessment, que traz avaliações de perfil comportamental DISC de Willian Moulton Marston, os tipos Psicológicos de Jung e a teoria de valores de Eduard Spranger, tudo isso em um único relatório, que tem assertividade comprovada de 99,9% segundo a Universidade federal do Ceará.

A seguir explicamos do que se trata cada uma das ferramentas citadas acima.

DISC:

A partir dos estudos realizados por William Moulton Marston, essa ferramenta permite que sejam conhecidos os padrões de comportamento, temperamento e personalidade do respondente, sendo que todos nós apresentamos, em maior ou menor intensidade, os traços sugeridos pelo psicólogo: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Tipos Psicológicos:

Carl Jung definiu quatro funções psicológicas principais: Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição. Essas funções podem ser vivenciadas por meio de duas atitudes: introversão e extroversão. A combinação das funções psicológicas e atitudes de cada ser humano determina sua forma única de enxergar e entender o mundo, tendo forte impacto no seu modo de agir e tomar decisões.

Teoria de Valores:

Eduard Spranger acreditava que as pessoas agem de acordo com seus valores, suas motivações, o que realmente faz sentido para elas. Os tipos definidos por Spranger são chamados de Teórico, Econômico (utilitário), Estético, Político (individualista), Social e Religioso (tradicional).

Como o assessment vai ajudar as pessoas?

O Assessment vai ajudar as pessoas a mudarem, a se engajar em uma causa, seja ela profissional ou social, vai dar energia e criar propósito para fazer o que nasceu para fazer!

Muitas pessoas, após ter o contato com Assessment muda totalmente sua forma de agir, começa a trazer resultados que nem ela era capaz de acreditar que conseguiria e isso por que, como dissemos no início desse texto, as pessoas não se conhecem e muitas vezes nem querem se conhecer, perdendo a chance de usar para si mesmo o que sempre esteve dentro dela.

Gostou desse artigo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade


WeCreativez WhatsApp Support
Como podemos ajudar?
Olá