A LIDERANÇA USADA PARA IMPULSIONAR A SATISFAÇÃO NO TRABALHO.

Por muito tempo, a liderança teve a ver com autoridade, comando e poder. Era preciso mão de ferro para se tornar um bom líder e gerar resultados dentro de uma organização. Mas o mercado de trabalho mudou, as pessoas mudaram e as relações humanas ganharam novos significados. 

Continuamos a entender a importância de se gerar resultados para a organização, mas com um novo foco, onde deve-se deixar de lado apenas o operacional e passar a trabalhar as pessoas.

Muitos líderes ainda mostram seus troféus de conquistas através da pressão em seus subordinados e do trabalho operacional que exerce, mas por quanto tempo isso durará? As pessoas não suportam esse tipo de líder e acaba se demitindo do “chefe”e é por isso que o grande problema das organizações hoje é a rotatividade e a dificuldade de contratar bons funcionários, assunto esse que trataremos no próximo texto desse blog, mas chega um dia, que o chefe também não vai conseguir manter o ritmo do trabalho operacional em detrimento do estratégico e aí tudo volta para estaca zero, em um típico Picos e Vales.

Mas então qual é esse novo desafio da liderança? Ele se chama engajamento, ou seja, a construção de um time focado em atingir o mesmo resultado, com sinergia e foco. Mas como conseguir isso?

Na nossa opinião, o grande papel do líder hoje é gerir o PP, Planejamento estratégico e as pessoas. O planejamento estratégico se faz com visão gerencial, foco a longo prazo, conhecimento do Mercado e da estrutura interna do negócio. A gestão das pessoas é o que trará o diferencial, está ligada ao desenvolvimento individual e personalizado que o líder deverá exercer, somado às técnicas de trabalho em equipe, que devem ser muito bem estruturadas e conduzidas.

Não é nada fácil conseguir isso, pois vivemos um momento ímpar, com uma grande mistura de gerações no mercado de trabalho e isso dificulta e muito o engajamento. Mas temos alcançado bons resultados, quando conseguimos “abrir os olhos do líder” para o fato de que seu papel é gerir o PP.

Para esse texto, queremos trazer um resumo do que é importante para um líder que quer transformar seu ambiente de trabalho através do engajamento.

  1. O líder é responsável em manter vivo e alcançável a Visão estratégica do negócio, portanto se sua empresa não tem ou não declara o planejamento estratégico, nada mais andará bem. Comece então essa transformação por aí, faça o planejamento estratégico da empresa, use o BSC, Balanced Score Card, pois é um processo sistematizado e tem uma base ótima para quem vai começar do zero. Agora se já existe um planejamento, então o papel do líder é conhecer a fundo e ser o multiplicador da visão para todos os liderados, isso fica bem mais fácil, ao trabalhar os KPIs ou OKRs.
  2. Comece a conhecer os indivíduos do seu time. Faça um assessment do seu time e identifique algumas informações importantes sobre o perfil comportamental de cada um, isso vai te ajudar muito a identificar a forma de se comunicar com cada indivíduo.
  3. Faça reuniões individuais constantemente, de forma a apresentar os resultados da empresa na direção ao planejamento estratégico e construa ações e indicadores individuais, de forma a que esse funcionário crie o senso de significância e identidade com o setor e a empresa. Use e abuse da Comunicação Não Violenta.
  4. Crie a cultura da diversidade de ideias, isso é muito importante para criar um ambiente propício ao trabalho em grupo. Esse é um ponto muito importante, pois a maioria dos líderes, preferem pessoas que pensam iguais a ele, o que é um grande erro.
  5. Desenvolva o seu time, primeiro com um plano de desenvolvimento individual, para que cada um possa se desenvolver nas competências que ainda são fracas e depois em formações de time, para que todos estejam unidos e engajados no alcance da Visão estratégica.

Isso dá certo, experimente!



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